Frutos do Bairro Portugal Novo no Chiado

Como foi anunciado aqui no blog do Pop Up, uma das iniciativas do festival que ocorriam aos Sábados durante o mês de Novembro consistia na interacção com a comunidade do Bairro Portugal Novo nas Olaias. Depois de participar nesta componente social do Pop Up, Rita Delille compôs "Saber Olhar Para Concretizar".

Rita Delille, fotógrafa e artista plástica, traz-nos as experiências adquiridas junto dos mais jovens moradores do Bairro Portugal Novo, durante o workshop de fotografia que realizou no âmbito do festival Pop Up Lisboa 2010 e da intervenção social e artística que decorre neste bairro, em parceria com o Programa Escolhas.

Com o intuito de estimular as competências artísticas daquelas crianças, Rita levou a cabo, no passado mês de Novembro, um workshop que desafiou a população local a registar as suas visões pessoais sobre o bairro, com a finalidade de desenvolver a capacidade crítica face à imagem fotográfica em geral e jornalística em particular.

Incidindo sobre a exploração do “olhar” único de cada um na fotografia e do “concretizar”, no sentido de pensar num tema - planeamento e desenvolvimento – para trabalhar, e com recurso a materiais simples, como Jornais diários, revistas semanais, projectores, máquinas fotográficas, telemóveis e máquinas descartáveis, disparam-se flashes por todo o bairro, olhou-se com um novo olhar e concretizou-se.

No Pop Up Natal no Chiado encontrarão o resultado da colaboração da artista com os habitantes do Bairro Portugal Novo.

Sem comentários: